Confira os pontos de vista de respeitados empresários, empreendedores, executivos e jornalistas sobre o empreendedorismo no Brasil. Eles também deram conselhos imperdíveis para que você seja um empreendedor de sucesso!
Dr. Emílio Odebrecht – Presidente do Conselho de Administração da Odebrecht
O que melhorou nos últimos 10 anos para o empreendedor brasileiro e o que falta para que o Brasil se torne um país mais empreendedor até 2020?
Destaco alguns pontos importantes. Primeiramente, a inserção do Brasil na comunidade internacional com a quebra de fronteiras, trazendo um ambiente de oportunidades e desafios. Soma-se a isto o novo papel de Estado, não Empresário, transferindo o setor produtivo para a iniciativa privada. O país já vem há 15 anos com uma política macroeconômica consistente, trazendo vários benefícios para a economia, com destaque para o controle inflacionário e crescimento sustentado. Por último, investimentos do país nos intangíveis, com destaque para o social, minimizaram os desequilíbrios e ampliaram a parcela populacional dos “não excluídos”, dando maior sustentação ao crescimento do país.
Para sermos mais empreendedores até 2020, é preciso dar prioridade máxima a ações em educação, para todos os níveis, mas com ênfase maior para a profissionalizante. Igualmente importante é Incentivar de forma crescente o investimento em ciência e tecnologia, reduzir o custo Brasil – focando em infraestrutura, desburocratização e redução do tamanho do Estado – e criar em nosso país uma cultura da poupança, na qual todos se engajem e à qual se dê prioridade.
Qual é seu conselho mais valioso para quem está empreendendo ou pretende empreender?
Oportunidade e inovação são palavras-chave para um candidato a empreendedor. Talento, idéias, capital, domínio do negócio a empreender também fazem parte do receituário. Inspiração, persistência, capacidade de superação, intuição, são atributos extremamente úteis. Mas é indispensável que tenha visão do futuro e do todo e que aprenda, disciplinadamente, a ver antes e longe.
Para a sobrevivência e crescimento do empreendedor será imperativo a sua capacidade de coordenar ações, integrar resultados, educar pessoas e de imprimir sua marca ao tempo e aos acontecimentos, extraindo das circunstâncias as forças que precisa para fazer-se senhor do próprio destino.
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