JURAMENTO DO ADMINISTRADOR!!

"Prometo DIGNIFICAR minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria".



sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dicas para falar bem em público

CFA, 20/01/2010
Dicas para falar bem em público




A maioria dos profissionais precisa preparar palestras, fazer discursos, dirigir e participar de reuniões e até mesmo falar de improviso. No entanto, nem sempre é fácil ser natural para sair bem nessas situações.

O profissional que quer falar bem em público precisa, primeiramente, ficar atento a gramática. Expressões como “menos”, “para mim fazer” ou “vou estar ligando” evidencia uma pessoa despreparada e pode comprometer a imagem e a situação representada. O vocabulário deve, ainda, ser isento de termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias.

Não é recomendado, ainda, usar palavras difíceis e incompreensíveis. Se usar palavras rebuscadas, é possível que alguns ouvintes não entendam o que foi dito e, sem compreender a palavra, o ouvinte não terá como acompanhar o raciocínio.

Cuidado também com os termos técnicos. Nesse caso, é bom evitar termos técnicos da profissão diante de pessoas que não estão acostumadas com o vocabulário cheio de jargões. Substitua, ainda, as palavras pretensiosas por expressões mais simples, práticas e objetivas.

Outras dicas para você se expressar bem:

· Seja você mesmo e aja com naturalidade acima de tudo;
· Pronuncie bem as palavras;
· Fale com boa intensidade: nem alto e nem baixo demais;
· Fale com boa velocidade: nem rápido e nem devagar demais;
· Tenha postura correta: fique bem posicionado e, ao falar, procure não colocar as mãos nos bolsos e nas costas, evite cruzar os braços e não debruce sobre a mesa, a cadeira ou a tribuna.


Fonte: Revista Fenacon em Serviços

Nenhum comentário:

Postar um comentário